Cape Verde Islands

Saturday 25.10.2014

Ver mensagens sem resposta | Ver Tópicos ativos

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Receita de cuscus
MensagemEnviado: quarta jul 18, 2007 2:29 pm 

Registado: quarta jul 18, 2007 2:27 pm
Olá pessoal. Preciso urgentemente de saber como se faz cuscus, porque ando com uma saudade tremenda de comer. Podem me ajudar?
Obrigado amigos.

olá

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jul 18, 2007 5:46 pm 

Registado: terça jun 26, 2007 1:32 pm
Olá Koffi!
Gostava muito de poder lhe ajudar.
Tenta ver se encontras alguma receita neste link muito interessante
http://kumidaditerareceitas.blogspot.com/
Se não encontrares receitas de cuscus, tenta contactar o autor do blog pois ele deve saber de certeza.

Bom Apetite
HFerro
http://espaco-caboverde.blogspot.com/

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jul 18, 2007 5:58 pm 

Registado: terça jul 10, 2007 8:04 am
Ola boa tarde Sr koffi.
Fazer cuzcuz é muito facil. Eu na sei se o sr sabe mas tem de ter uma penela especial para o confessionar. O sr tem uma panela destas?
Dsculpa a pergunta mas nao vale a pena mandar uma receita do tipo se nao tiver a tal panela. Pode ser de barro ou de aluminio. Mas se for Caboverdiano deve ter ou conhecer de certeza. Desculpa mas eu so quero ajudar.

Ate logo.

Antonio Martins

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 20, 2007 8:34 am 

Registado: terça jul 03, 2007 2:03 pm
Ou então, se me permitem, um método mais fácil, sobretudo se vivem em Portugal:
1.º: Ir a um supermercado (Jumbo, Continente, etc.);
2.º: Na parte de comidas exóticas, pegar numa saqueta de couscous desidratado;
3.º: Seguir as instruções (normalmente envolve botar água a ferver e deixar de molho por 5 minutos ou algo do género).
4.º Temperar/ acompanhar a gosto.

Tudo se desenrasca :)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 20, 2007 12:40 pm 

Registado: quarta mai 23, 2007 9:56 pm
Teho seguido este topico atentamente, mas pensei k falavam do cuscus mas o bolo k se faz em cabo verde e nao como se prepara o cuscus em si, isso é facil. nao sei s kem lançou topico s referia ao bolo ou so massa do cuscus. mas se alguem souber a receita do bolo, mandem, kero mto saber como se faz

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 20, 2007 1:34 pm 

Perdoem a minha ignorância. Quando respondi, nem sabia que se fazia um bolo de cuscuz (estamos sempre a aprender).

Assim sendo, se alguém souber como se faz, que venha de lá a receita, que eu agora também estou interessado!

Um abraço a todos

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 20, 2007 2:31 pm 

Registado: quarta jul 18, 2007 2:27 pm
Boa amigos.
Eu estava a referir-me ao bolo cuscus, aquele que se faz com um binde.
Assim que puderem...
Obrigado.

Paz, amor e respeito

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 20, 2007 9:37 pm 

Registado: quarta mai 23, 2007 9:56 pm
Sera isto?? Apesar de ser Cuscuz Moçambique?

Cuscuz de Moçambique

Ingredientes:

1 chávena de açúcar
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de farinha de milho
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de fermento
2 ovos

Confecção:

Batem-se os ovos com o açúcar e depois junta-se a manteiga. Bate-se até ficar cremoso.
Depois juntam-se as farinhas (de trigo e de milho), o fermento, a canela e o leite.
Depois de tudo preparado, verte-se a mistura numa forma untada com muita manteiga e leva-se ao forno a cozer.

Bom apetite!

Foi o unico bolo feito com cuscz que encontrei? Eu como nunca o comi nao sei se sera algo parecido com isto...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado jul 21, 2007 10:20 pm 

Registado: sexta mar 16, 2007 7:28 pm
Ola amigos. Desculpem, meus amigos mas como dizia aquele badiu em Paris: Todos eraram! Nao sou cozinheiro, nunca fiz cuscus mas sei o cuscus caboverdiano que o Sr. Koffi se refere, faz com farinha de milho, farinha fina, tambem se faz com farinha de mandioca, a ultima acho mais gostoso. Como alguem disse aqui e preciso um binde especial, a farinha junta-se com acucar, um poco de sal e canela, que e misturada com um pouquinho de agua - nao pode ser muito molhado nem muito seco, porque o cuscus nao sobe - poe-se essa mistura de farinha com acucar sal e canela no binde, os bindes especiais tem uma parte que se poe agua, se for de barro tem de ser suspendida numa panela em que se coloca agua e poe a ferver, o cuscus e cozido em banho maria por mais ou menos quarenta minutos, nao pode estar dentro da agua, senao vira papa. O binde tem de estar tapado. Espero que isto ajuda a esclarecer um pouco ate que alguem que sabe cozinhar decide deixar uma receita aqui.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 23, 2007 5:50 pm 

Registado: sexta jan 28, 2005 4:14 pm
Cuscus, Kuskus...!

Os ingredientes basicos para o Kuskus sao farinha de milho e/ou farinha de mandioca. Pode-se utilizar apenas um destes ingredientes ou entao pode-se utilizar uma mistura dos dois.
Eu costumo usar apenas estes dois ingredientes (um de cada vez ou misturados), agua e nada mais.
Tambem costuma-se usar canela, folhas de limoeiro ou cascas de laranja ou limao e acucar mas isto tem a ver com o gosto de cada um.

O kuskus coze-se atraves do vapor quente libertado por uma panela com agua a ferver. O binde deve ser colocado a uma distancia de 4 ou 5 centimetros da crista da agua contida na panela, de forma que a agua nunca chega a atingir a base do binde. Apenas o vapor deve atingir o binde.
O binde costuma ter 3, 4 ou 5 buracos na base. Estes buracos servem para estabelecer o contacto entre o vapor libertado pela panela e a farinha contida no binde, farinha essa que se vai transformar em kuskus.
Os buracos do binde nao devem ficar completamente abertos para nao humedecer demais a farinha. Costuma-se usar "padja di midju" (cascas que cobrem a espiga do milho) para cobrir esse buraco sem impedir a passagem do vapor. Tambem podem ser usados folhas de laranjeira ou limoeiro para o mesmo fim.
A qualidade do kuskus depende bastante da qualidade da farinha utilizada. O melhor kuskus e feito de farinha preparada no pilao (farinha di pilon). Esta farinha e de muito boa qualidade e tem a humidade recomendada para levar ao binde e fazer o kuskus. As farinhas adquiridas nos supermercados, por exemplo, tem de ser humedecidas mas nunca chegam a ter a mesma qualidade de uma farinha de pilao.
Outro factor que pesa muito na qualidadade do kuskus e a forma como se coloca a farinha no binde. Esta deve ser colocada de uma forma muito suave, devagar e nunca se deve fazer pressaosobre a farinha dentro do binde. Muita atencao a tampa utilizada para fechar o binde. O binde deve ser fechado com uma tampa de modo a conservar toda a pressao do vapor por dentro, isto e, devem ser fechadas todas as saidas passiveis de permitir a fuga do vapor. Entre o binde e a panela costuma-se utilizar uma massa feita de farinha para tapar as ranhuras por forma a impedir a fuga do vapor.
Depois de a agua comecar a ferver, o kuskus pode levar uns 25 minutos a estar pronto para servir. Aqueles que tem alguma experiencia conseguem notar o cheiro do kuskus logo que este estiver pronto para servir.

PS: Esta receita/instrucoes pressupoe o uso do binde para a confeccao do kuskus, ou seja, trata-se de uma receita tradicional. O gente, tradicional e quase sempre melhor quando se trata destas coisas.
E qual a melhor forma de servir o kuskus?
Poxa...! Nao quero falar sobre isso! E que o meu coracao fica a bater muito forte e o unico remedio seria o proprio kuskus que nao tenho forma de encontrar neste momento!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 24, 2007 8:37 am 

<BLOCKQUOTE id=quote><font size=1 face="Verdana, Arial, Helvetica" id=quote>Citação:<hr height=1 noshade id=quote>
Cuscus, Kuskus...!

Os ingredientes basicos para o Kuskus sao farinha de milho e/ou farinha de mandioca. Pode-se utilizar apenas um destes ingredientes ou entao pode-se utilizar uma mistura dos dois.
Eu costumo usar apenas estes dois ingredientes (um de cada vez ou misturados), agua e nada mais.
Tambem costuma-se usar canela, folhas de limoeiro ou cascas de laranja ou limao e acucar mas isto tem a ver com o gosto de cada um.

O kuskus coze-se atraves do vapor quente libertado por uma panela com agua a ferver. O binde deve ser colocado a uma distancia de 4 ou 5 centimetros da crista da agua contida na panela, de forma que a agua nunca chega a atingir a base do binde. Apenas o vapor deve atingir o binde.
O binde costuma ter 3, 4 ou 5 buracos na base. Estes buracos servem para estabelecer o contacto entre o vapor libertado pela panela e a farinha contida no binde, farinha essa que se vai transformar em kuskus.
Os buracos do binde nao devem ficar completamente abertos para nao humedecer demais a farinha. Costuma-se usar "padja di midju" (cascas que cobrem a espiga do milho) para cobrir esse buraco sem impedir a passagem do vapor. Tambem podem ser usados folhas de laranjeira ou limoeiro para o mesmo fim.
A qualidade do kuskus depende bastante da qualidade da farinha utilizada. O melhor kuskus e feito de farinha preparada no pilao (farinha di pilon). Esta farinha e de muito boa qualidade e tem a humidade recomendada para levar ao binde e fazer o kuskus. As farinhas adquiridas nos supermercados, por exemplo, tem de ser humedecidas mas nunca chegam a ter a mesma qualidade de uma farinha de pilao.
Outro factor que pesa muito na qualidadade do kuskus e a forma como se coloca a farinha no binde. Esta deve ser colocada de uma forma muito suave, devagar e nunca se deve fazer pressao sobre a farinha dentro do binde. Muita atencao a tampa utilizada para fechar o binde. O binde deve ser fechado com uma tampa de modo a conservar toda a pressao do vapor por dentro, isto e, devem ser fechadas todas as saidas passiveis de permitir a fuga do vapor. Entre o binde e a panela costuma-se utilizar uma massa feita de farinha para tapar as ranhuras por forma a impedir a fuga do vapor.
Depois de a agua comecar a ferver, o kuskus pode levar uns 15 a 20 minutos a estar pronto para servir. Aqueles que tem alguma experiencia conseguem notar o cheiro do kuskus logo que este estiver pronto para servir.

PS: Esta receita/instrucoes pressupoe o uso do binde para a confeccao do kuskus, ou seja, trata-se de uma receita tradicional. O gente, tradicional e quase sempre melhor quando se trata destas coisas.
E qual a melhor forma de servir o kuskus?
Poxa...! Nao quero falar sobre isso! E que o meu coracao fica a bater muito forte e o unico remedio seria o proprio kuskus que nao tenho forma de encontrar neste momento!

<hr height=1 noshade id=quote></BLOCKQUOTE id=quote></font id=quote><font face="Verdana, Arial, Helvetica" size=2 id=quote>

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jul 26, 2007 2:37 pm 

O que é um binde?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jul 31, 2007 8:43 am 

Binde e um tipo de bandeja utilizado para fazer o Cuscus. E feito de barro, tem a forma de um sexto com uns tres, quatro ou cinco buracos na base.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 09, 2009 8:23 pm 

Registado: segunda mar 09, 2009 8:15 pm
<BLOCKQUOTE id=quote><font size=1 face="Verdana, Arial, Helvetica" id=quote>Citação:<hr height=1 noshade id=quote>
Olá pessoal. Preciso urgentemente de saber como se faz cuscus, porque ando com uma saudade tremenda de comer. Podem me ajudar?
Obrigado amigos.

olá
<hr height=1 noshade id=quote></BLOCKQUOTE id=quote></font id=quote><font face="Verdana, Arial, Helvetica" size=2 id=quote>

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 09, 2009 8:28 pm 

Registado: segunda mar 09, 2009 8:15 pm
Olá cretcheus di meu... envio um link pra vcs tudo sobre cuscuz, como fazê-lo e como comprar cuscuzeira ou binde de barro espero que gostem... Bjinhos pa bsot tud ...

http://bind.africa-web.org/index.swf

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: