Início › Fóruns › Fórum geral Cabo Verde › Vamos falar Crioulo
Este tópico contém 91 respostas, tem 59 utilizadores, com a última actualização feita por mdp65 Há 5 anos, 9 meses.
- Posts
-
olá !
sou nova por aqui…
não estou muito habituda a foruns :salguém pode dizer-me como se diz “é segredo” em crioulo?
cumprimentos a todos 🙂
ola pessoal sou portugues com pais cabo-verdianos gostaria de aprender a falar crioulo como me poder ajudar; sinto me um pouco envergunhado quando tentam falar comigo e eu nao sei nada, pesso a vossa ajuda
ok
abraçostonybastos
Pelo amor de Deus, alguém pode traduzir a signifcado da frase que mandei anteriormente!!!????
Desde de já agradeço!!!
Beijos!!!Citação:
Olá!!!
Gostaria que traduzissem a seguinte frase:
Ha entao sta dreto so me ca de otoObrigada!!!
Beijos!!!
Olá Mara, não sei em que contexto.
Mas, penso que seja: Ha! então tudo bem, desde que não seja de outro(a)abç.
kibritoObrigada kibrito!!!
Ajudou Bastante!!!
Abraços!!!
olaa amiguinhos… gostava de vos fazer uma pergunta… a tradução desta frase “cretcheu mi e dod na bo”, é meu amor, meu querido(a) eu sou doido por ti” mas a tradução é a mesma para masculino e feminino? ou seja aqui o “dod” tanto pode ser doido como doida?? ou ha alguma palavra feminina… beijos
kanuka
se alguem me poder esclarecer esta duvida, agradeco =) beijos
Citação:
Boa tarde a todos,É a minha no dia 23 de Maio, será minha 4ª viagem a C.V. e preciso mesmo da vossa ajuda…
É que começa a ser frustrante querer falar em Criolo e nem saber por onde começar…
Acho que o problema nº1 é mesmo ñ saber falar, porque segundo dizem o criolo escreve-se conforme se fala.
Alguém me poderá dar umas dicas?!
Muito Obrigada…
Bom podes primeiramente iniciar nas mais faceis de forma a soltar a lingua. com expressões do tipo:
Un sta li
bem li
mo ku tchoma
bo e fixe
nu baideves ter a ligua bem solta!!! eu falo praticamento todos os criolos, a de São Vicente (onde eu Nasci), SAntiago (onde vim com 11 anos), Fogo (onde a familia de parte da minha vive), Santo Antão (familia por parte do pai), Sal (onde minha irma vive). Conheço todas as ilhas e tenho amigos e m todos!! posso dizer “ki mi e un mestri na papia nos criolo”.
Bom eu sou Cabo Verdiano, falo muito bem o ciolo de, Santiago (onde eu resído), São Vicente (onde nasci), fogo (onde a maioria da minha familia reside), sal (onde minha irma resíde) e Santo Antão (onde meu pai nasceu).
Conheço todas as ilhas, para qualquer esclarecimento, estou as ordens. Irei de férias no mês de junho a ilha do Sal (belas praias), quem quiser posso dar-lhe passeio, esinar-lhe coisas sobre a nossa cultura. Resumindo posso ser seu guia gratuitamente.
mo ki un expreson tipico di li ta descreveno, e ku tudo morabeza kim ta kre ajuda quenha ki kre visita nos piquinoti e grandi cabo verdi!!
na nhos inteira disposição
a vossa disposiçãoabraços, Elton Sousa
Oie. alguem me pode dizer a letra desta musica? É urgentee :C
nao encontro em lado nenhum por isso teem q fazer letra…
obrigada, manti
musica:: http://www.youtube.com/watch?v=ks1u9ExGENk
daulita**
alguem me pode traduzir esta frase???
si bu da pa mujder nu bai
obrigada.
Quote:
Boa tarde a todos,É a minha no dia 23 de Maio, será minha 4ª viagem a C.V. e preciso mesmo da vossa ajuda…
É que começa a ser frustrante querer falar em Criolo e nem saber por onde começar…
Acho que o problema nº1 é mesmo ñ saber falar, porque segundo dizem o criolo escreve-se conforme se fala.
Alguém me poderá dar umas dicas?!
Muito Obrigada…
Su
[/quote nta bai pa cabu verde na maio di 2012,es nha primera vez,en t bai pan tenta fazi nha vida li.a mim bai pan s vicente,nta precisa treina nha krioulo
Citação:
Bom eu sou Cabo Verdiano, falo muito bem o ciolo de, Santiago (onde eu resído), São Vicente (onde nasci), fogo (onde a maioria da minha familia reside), sal (onde minha irma resíde) e Santo Antão (onde meu pai nasceu).Conheço todas as ilhas, para qualquer esclarecimento, estou as ordens. Irei de férias no mês de junho a ilha do Sal (belas praias), quem quiser posso dar-lhe passeio, esinar-lhe coisas sobre a nossa cultura. Resumindo posso ser seu guia gratuitamente.
mo ki un expreson tipico di li ta descreveno, e ku tudo morabeza kim ta kre ajuda quenha ki kre visita nos piquinoti e grandi cabo verdi!!
na nhos inteira disposição
a vossa disposiçãoabraços, Elton Sousa
ola a todos gostaria de saber o que quer dizer :
oh menina nha maride e un escuode de cobe…el ta dame na bloque…
obrigadoffbf
Ola bom dia
Alguem me poderia indicar o que quer dizer esta frase em Portugues?” bom ami casem ginti mal pa opui outo algem satapensa de mi “
Ricardo Gomes
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.