Vamos falar Crioulo

Início Fóruns Fórum geral Cabo Verde Vamos falar Crioulo

Este tópico contém 91 respostas, tem 59 utilizadores, com a última actualização feita por  mdp65 Há 5 anos, 9 meses.

A visualizar 15 artigos - de 61 a 75 (de um total de 92)
  • Posts
    sstar
    Participante

    olá !
    sou nova por aqui…
    não estou muito habituda a foruns :s

    alguém pode dizer-me como se diz “é segredo” em crioulo?

    cumprimentos a todos 🙂

    tonybastos
    Participante

    ola pessoal sou portugues com pais cabo-verdianos gostaria de aprender a falar crioulo como me poder ajudar; sinto me um pouco envergunhado quando tentam falar comigo e eu nao sei nada, pesso a vossa ajuda
    ok
    abraços

    tonybastos

    mara machado
    Participante

    Pelo amor de Deus, alguém pode traduzir a signifcado da frase que mandei anteriormente!!!????

    Desde de já agradeço!!!
    Beijos!!!

    kibrito
    Participante

    Citação:


    Olá!!!
    Gostaria que traduzissem a seguinte frase:
    Ha entao sta dreto so me ca de oto

    Obrigada!!!
    Beijos!!!



    Olá Mara, não sei em que contexto.
    Mas, penso que seja: Ha! então tudo bem, desde que não seja de outro(a)

    abç.
    kibrito

    mara machado
    Participante

    Obrigada kibrito!!!

    Ajudou Bastante!!!

    Abraços!!!

    kanuka88
    Participante

    olaa amiguinhos… gostava de vos fazer uma pergunta… a tradução desta frase “cretcheu mi e dod na bo”, é meu amor, meu querido(a) eu sou doido por ti” mas a tradução é a mesma para masculino e feminino? ou seja aqui o “dod” tanto pode ser doido como doida?? ou ha alguma palavra feminina… beijos

    kanuka

    kanuka88
    Participante

    se alguem me poder esclarecer esta duvida, agradeco =) beijos

    elton das ilhas
    Participante

    Citação:




    Boa tarde a todos,

    É a minha no dia 23 de Maio, será minha 4ª viagem a C.V. e preciso mesmo da vossa ajuda…

    É que começa a ser frustrante querer falar em Criolo e nem saber por onde começar…

    Acho que o problema nº1 é mesmo ñ saber falar, porque segundo dizem o criolo escreve-se conforme se fala.

    Alguém me poderá dar umas dicas?!

    Muito Obrigada…

    Bom podes primeiramente iniciar nas mais faceis de forma a soltar a lingua. com expressões do tipo:

    Un sta li
    bem li
    mo ku tchoma
    bo e fixe
    nu bai

    deves ter a ligua bem solta!!! eu falo praticamento todos os criolos, a de São Vicente (onde eu Nasci), SAntiago (onde vim com 11 anos), Fogo (onde a familia de parte da minha vive), Santo Antão (familia por parte do pai), Sal (onde minha irma vive). Conheço todas as ilhas e tenho amigos e m todos!! posso dizer “ki mi e un mestri na papia nos criolo”.


    elton das ilhas
    Participante

    Bom eu sou Cabo Verdiano, falo muito bem o ciolo de, Santiago (onde eu resído), São Vicente (onde nasci), fogo (onde a maioria da minha familia reside), sal (onde minha irma resíde) e Santo Antão (onde meu pai nasceu).

    Conheço todas as ilhas, para qualquer esclarecimento, estou as ordens. Irei de férias no mês de junho a ilha do Sal (belas praias), quem quiser posso dar-lhe passeio, esinar-lhe coisas sobre a nossa cultura. Resumindo posso ser seu guia gratuitamente.

    mo ki un expreson tipico di li ta descreveno, e ku tudo morabeza kim ta kre ajuda quenha ki kre visita nos piquinoti e grandi cabo verdi!!

    na nhos inteira disposição
    a vossa disposição

    abraços, Elton Sousa

    daulita
    Participante

    Oie. alguem me pode dizer a letra desta musica? É urgentee :C

    nao encontro em lado nenhum por isso teem q fazer letra…

    obrigada, manti

    musica:: http://www.youtube.com/watch?v=ks1u9ExGENk

    daulita**

    daulita
    Participante

    alguem me pode traduzir esta frase???

    si bu da pa mujder nu bai

    obrigada.

    fernandofid
    Participante
    Quote:


    Boa tarde a todos,

    É a minha no dia 23 de Maio, será minha 4ª viagem a C.V. e preciso mesmo da vossa ajuda…

    É que começa a ser frustrante querer falar em Criolo e nem saber por onde começar…

    Acho que o problema nº1 é mesmo ñ saber falar, porque segundo dizem o criolo escreve-se conforme se fala.

    Alguém me poderá dar umas dicas?!

    Muito Obrigada…

    Su

    [/quote nta bai pa cabu verde na maio di 2012,es nha primera vez,en t bai pan tenta fazi nha vida li.a mim bai pan s vicente,nta precisa treina nha krioulo

    fernandofidalgo
    Participante

    Citação:


    Bom eu sou Cabo Verdiano, falo muito bem o ciolo de, Santiago (onde eu resído), São Vicente (onde nasci), fogo (onde a maioria da minha familia reside), sal (onde minha irma resíde) e Santo Antão (onde meu pai nasceu).

    Conheço todas as ilhas, para qualquer esclarecimento, estou as ordens. Irei de férias no mês de junho a ilha do Sal (belas praias), quem quiser posso dar-lhe passeio, esinar-lhe coisas sobre a nossa cultura. Resumindo posso ser seu guia gratuitamente.

    mo ki un expreson tipico di li ta descreveno, e ku tudo morabeza kim ta kre ajuda quenha ki kre visita nos piquinoti e grandi cabo verdi!!

    na nhos inteira disposição
    a vossa disposição

    abraços, Elton Sousa


    ffbf
    Participante

    ola a todos gostaria de saber o que quer dizer :
    oh menina nha maride e un escuode de cobe…el ta dame na bloque…
    obrigado

    ffbf

    ricardo gomes
    Participante

    Ola bom dia
    Alguem me poderia indicar o que quer dizer esta frase em Portugues?

    ” bom ami casem ginti mal pa opui outo algem satapensa de mi “

    Ricardo Gomes

A visualizar 15 artigos - de 61 a 75 (de um total de 92)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.