Uma história de paixão

Início Fóruns Eventos/Notícias/Novidades de Cabo Verde Uma história de paixão

Este tópico contém 5 respostas, tem 3 utilizadores, com a última actualização feita por  dante Há 13 anos, 10 meses.

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)
    Membro

Notícia di VOZDIPOVO 16 Março 2006

Transcrição

Pinok e Baleote , o romance juvenil que o pintor Miguel Horta vai lançar no próximo domingo em Portugal,relata a amizade de um menino crioulo com fama de muito mentiroso e uma baleia.A história passa-se numa ilha imaginária de Cabo Verde.O livro contém algumas expressões em crioulo,acompanhadas com o seu significado e o equivalente em portugês.

Com este livro,que o pintor/escritor espera que seja uma boa ferramenta de leitura,Miguel Horta pretende ajudar as crianças Caboverdeanas com dificuldades de aprendizagem.

Trata-se da primeira obra escrita deste artista português,cuja paixâo por Cabo Verde nasceu em 1979,na única visita que fez ao País. Desde então,Miguel Horta mantém estreita colaboração com a comunidade Cabo-Verdeana em Portugal.

O lançamento de Pinoke e Baleote está marcado para domingo à tarde,na Associação Moinho da Juventude,na Amadora,local escolhido por Miguel Horta,para desta maneira,associar-se ao movimento de requalificação do bairro.

Para o autor,a Cova da Moura é um exemplo rico da presença da cultura africana na Europa,que importa conservar e apoiar.

“De Tamarindo,ilha imaginária de Cabo Verde,
    chega-nos a história de PinoK,um menino crioulo com fama de muito mentiroso.O relato de uma amizade entre homens e animais que acaba por salvar a ilha,semeando
    solidariedade.
    Em jeito de contador de histórias,Miguel Horta leva-nos através da atmosfera das ilhas,fazendo-nos sentir a cultura crioula”.

Fim de citação.

É notável como uma pessoa que visita CV por uma única vêz e no ano de 1979,mantém ao fim de tantos anos essa paixão viva,ao ponto de ajudar e manter uma estreita colaboração com a comunidade Cabo Verdeana
    em Portugal.
    Tenho muita curiosidade em conhecer Muiguel Horta,e em especial de adquirir o livro que tenho a certeza que o vou ler de uma ponta à outra ser esfregar a pestana.
    João

dante
    Membro

Obrigada por partilhares esta informação… vou ver se consigo arranjar o livro.. é pena só ser lançado no Domingo, é que hoje á o aniversário do Tato, e ele ia adorar!!!

Já agora aproveito a tua sabedoria… diz-me se conheces algum livro com versos cabo verdianos, as tais lindas mornas… dá-me um titulo ou o nome dum poeta. Muito Obrigada.

Beijinhos e fica bem!

Kinas

Grande João, adorava ir à apresentação e, obviamente, adquirir o livro…
    Mas este fim semana é impossível ir a Lisboa, por isso, se fores, “respira” por mim.
    Brigado,

Poborsky

kinas
    Participante

Obrigada João!!! Realmente “ka tem” Pais, “ka tem” Tato!!!! Ele vai adorar!

Obrigada tambem pela info sobre os poetas! Vou directa à FNAC que é mais fácil para mim!

Já agora… se pudesses meter a tal cunha aos Tios… é que amanhã além de ser a festa do Tato e ele tem torneio de futebol…. eu ficaria MUITO grata!

Beijinho grande e bom fim de semana

Kinas

João,
    Onde viste fotos do meu funáná? Para te rires dessa maneira, o “grau de grog” devia estar no máximo… Eheh!

Poborsky

João,
    Estás a ver como se apanha quem não está de consciência tranquila…
    É que no sábado passado, houve sessão fotográfica no River (o tal que fica entre o Berimbau, Milenium e Pirata… Nada a ver com o madrugada)… E eu já estava com o “funáná” no red line… eheh!
    Bom fim de semana e no domingo não te esqueças “respira Cabo Verde” por mim

Poborsky

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.