Cape Verde Islands

Tuesday 23.09.2014

 
 
Ver mensagens sem resposta | Ver Tópicos ativos

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: SAIBA TUDO SOBRE CABO VERDE
MensagemEnviado: quarta ago 24, 2005 8:57 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: quinta jun 23, 2005 11:56 am
Mensagens: 70
Localização: Cabo Verde
Capital: Praia (meteorologia: clique aqui )
População: 483.000 (2003), 812.000 (2050)
Superfície: 4.033 km²
Geografia e ambiente
Localização e coordenadas geográficas: Arquipélago situado em pleno Oceano Atlântico, na costa noroeste africana entre 16º Norte e 24º Oeste.

Superfície: 4.033 km².

Fronteiras: Cabo Verde é um arquipélago da África Ocidental situado a 500 km da costa ocidental africana em direcção ao Senegal e ao promontório africano donde provém o seu nome.

Tem fronteiras marítimas a oeste com o Senegal, Mauritânia, Gâmbia e a Guiné-Bissau. Tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas Marítimas de África.

Descrição física do território e clima: Cabo Verde é um arquipélago constituído por dez ilhas; sendo a maior, a ilha de Santiago com uma superfície de 930 km² e a de menor dimensão a ilha da Brava e encontra-se dividido em duas regiões: Sotavento e Barlavento.

No Barlavento encontram-se as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal, Boavista e os ilhéus Branco e Raso e no Sotavento as ilhas de Santiago, Fogo, Brava, Maio.

De origem vulcânica, as ilhas mostram em geral topografias muito acidentadas, com vales de vertentes abruptas, profundos e ramificados. Todavia, as ilhas mais orientais (Sal, Boavista e Maio) têm topografias muito suaves, com predomínio de áreas planas de onde elevam-se isolados cones vulcânicos erosivos.

Pela sua posição, Cabo Verde está sujeito ora às influências climáticas da faixa de baixas pressões equatoriais, ora às altas pressões subtropicais, ao largo da zona desértica da África Setentrional, de onde sopram ventos quentes e secos, sobretudo em Janeiro e Fevereiro.

Durante poucos meses do ano, de Agosto a fins de Outubro, as ilhas são atingidas pelas massas de ar pluviogénicas da convergência inter tropical: é o período das "águas", que é mais quente e com brisas irregulares. Em contrapartida, o período das brisas, seco e de tempo fresco, é mais longo, ocorrendo de Novembro a Julho.

O clima é de tipo quente, tropical seco, com chuvas irregulares, que podem ser demasiado escassas durante longos períodos de tempo. A vegetação natural é rara, em especial nas regiões baixas e áridas, mas durante o período das chuvas, o ambiente altera-se completamente com o aparecimento de plantas herbáceas que cobrem as zonas de altitude, enquadrando-se no arquipélago da Macaronésia.

Encontra-se em Cabo Verde a maior percentagem das espécies vegetais endémicas, especialmente o Marmulano, o Dragoeiro, a Tamareira cabo-verdiana, a Língua de Vaca, o Tortolho, o Lantisco e a Losna, são plantas de origem sudano-saheliano (espécies da África tropical, principalmente das zonas do Sahara) como a calabaceira, o poilão, o tamarindo, a figueira brava, o zimbrão, o espinho branco, o bombardeiro e o barnelo.

Em termos de fauna, existem perto de cento e cinco espécies de aves terrestres e marinhas, das quais cerca de quarenta e duas reproduzem localmente, neste conjunto, vinte e quatro espécies e variedades são endémicas, das espécies consideradas úteis, há Tchotas (aves insectívoras), pardal de algodoeiro, pardal da barbaria, passarinha de pena azul, falcão, francelho ou falili, coruja, corvo, garças e calhandra do ilhéu Raso, das espécies raras ou em via de extinção convém salientar pato marmoreado, saltador e asa curta ou milhafre, o falcão, a francelha e o minhoto.

Como acontece em muitos países tropicais, em Cabo Verde, as águas marinhas são povoadas por grandes variedades de espécies, a maior concentração está localizada na zona oriental do arquipélago - Sal, Boavista e Maio - por se encontrar na rota das migrações dos tunídeos, durante alguns meses do ano estas espécies são relativamente abundantes, constituída principalmente por Albacora e o Patudo, entre os tunídeos migradores destaca-se o Gaiado (que atravessa Cabo Verde de Julho a Novembro).

Em Cabo Verde existem cinco espécies de Tartaruga: Tartaruga verde, Careta ou Tartaruga vermelha, Tartaruga de casco e a Tartaruga parda. Existem quatro espécies de Lagosta: Scyllarides latus, Panulirus echinatus, Panulirus regius e Palinurus Charlestoni (esta última é uma espécie endémica de Cabo Verde onde é vulgarmente conhecida por lagosta rosa).

Rede Hidrográfica: A Hidrografia é insignificante, devido ao facto de haver pouca pluviosidade. Existem apenas alguns pequenos rios, denominados ribeiras.

Elevações: Com excepção das ilhas do Sal, Boavista e Maio, que são planas, o arquipélago é montanhoso, escarpado e sulcado pela erosão e actividade vulcânica.

A maior altitude de Cabo Verde fica na ilha do Fogo: Vulcão do Fogo com 2.819 metros de altitude, outros pontos de altitude são o Pico de Antónia (1.819m) e Serra Malagueta (1.063m) em Santiago e o Topo de Coroa (1600m) em Santo Antão.

Catástrofes naturais: Seca, “bruma seca”, tremores de terra e erupções vulcânicas na Ilha do Fogo.

Problemas ambientais: Erosão, desflorestação e desertificação.

Acordos Internacionais Ambientais: Tratado da Biodiversidade; Tratado para a protecção das Mudanças Climáticas; Protocolo de Kyoto para as Mudanças Climáticas; Tratado para suster a desertificação; Tratado do Mar.


Cultura e Sociedade

Língua oficial: Português.

Línguas e idiomas: A língua oficial é o português. O crioulo cabo-verdiano, baseado no português antigo, com vocábulos e estruturas africanas, é a língua corrente.

Taxa de literacia: 71,6% da população com idade de 15 anos ou superior sabe ler e escrever.

População: 446.000 habitantes (estimativa do PNUD da ONU para 2002).

Densidade populacional: 100 habitantes por km².

Cidades mais populosas: A capital, Praia na Ilha de Santiago com 106.052 habitantes em 2000, a Cidade do Mindelo na Ilha de São Vicente com 67.844 habitantes, ilha do Sal com 14.792 habitantes, Santa Cruz na Ilha de Santiago com 32.822 habitantes, a Cidade de São Filipe na Ilha do Fogo com 7.894 habitantes e a Cidade Assomada em Santa Catarina na ilha de Santiago com 7.095 habitantes (dados de 2000).

Estrutura etária e Rácio de comparação sexual: Abaixo dos 14 cerca de 41.9 % da população, havendo 1.02 homens por cada mulher, dos 15 aos 64 anos cerca de 51.5 % da população, havendo 0.92 homem por cada mulher, acima dos 65 anos cerca de 6.6% da população, havendo 0.63 homens por cada mulher e no total da população há 0.94 homens por cada mulher (estimativas de 2002).

Crescimento natural anual: 0.85% (estimativa de 2002).

Taxa de natalidade: 27.81 nascimentos por 1.000 habitantes (estimativa de 2002).

Taxa de mortalidade: 7 mortes por 1.000 habitantes (estimativa de 2002).

Taxa de mortalidade Infantil: 51 mortes por 1.000 nados vivos (estimativa de 2002).

Taxa de expectativa de vida: 70 anos para os homens e 72 anos para as mulheres (estimativas de 2002).

Religião: 95% da população cabo-verdiana professa o catolicismo, sendo que a restante população é protestante.
Política e Governo


Independência: Desde o dia 5 de Julho de 1975, libertando-se da ocupação e colonização de Portugal.

Nome oficial: República de Cabo Verde.

Capital: Praia (Ilha de Santiago).

Constituição: De 1980, posteriormente revista em 1981, 1988 e 1990.
Em 1992, foi aprovada uma nova Lei Constitucional, procurando dotar o país de um quadro normativo que corporizasse as profundas mudanças políticas operadas no país e permitisse o exercício de poder político e de cidadania num clima próprio de um Estado de Direito Democrático.

Caracterização generalista do sistema legal: Baseado na lei civil europeia e no sistema comum de direito europeu continental, com grande influência do sistema legal Português.

Divisões administrativas: 16 concelhos: Boavista, Brava, Fogo, Maio, Mosteiros, Paúl, Praia, Porto Novo, Ribeira Grande, Sal, Santa Catarina, Santa Cruz, São Domingos, São Nicolau, São Vicente, Tarrafal. Feriados nacionais:
20 de Janeiro - Dia do Herói Nacional.
5 de Julho - Dia da Independência.

Tipo de governo: República Parlamentar com um equilíbrio razoável entre o Primeiro-Ministro e o Presidente da República e com alguma descentralização interna a nível autárquico.

Sufrágio: A partir dos 18 anos é universal.

Poder executivo: Composto por um primeiro-ministro eleito de cinco em cinco anos.O primeiro-ministro é nomeado da formação partidária que tem a maioria na Assembleia Nacional e nomeia o restante gabinete que tem um mandato de cinco anos.

Poder legislativo: Assembleia Nacional Unicameral. A Assembleia Nacional é composta por 72 deputados, sendo eleitos os seus membros nacionalmente de forma proporcional por um mandato de 5 anos, as ultimas eleições realizadas a 14 de Janeiro de 2001, atribuíram 40 deputados para o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (P.A.I.C.V.), 30 deputados para o Movimento para a Democracia (M.p/D.) e 2 deputados para a Aliança Democrática para a Mudança (coligação entre Partido da Convergência Democrática - P.C.D. - e o Partido do Trabalho e da Solidariedade - P.T.S.).

Poder Judicial: A Justiça é administrada em nome do povo pelos Tribunais.
Na administração da Justiça incumbe aos Tribunais dirimir os conflitos públicos e privados e assegurar a defesa dos direitos e dos interesses legalmente protegidos dos cidadãos.
Os Tribunais são independentes e estão sujeitos à Lei, existindo as seguintes categorias: Supremo Tribunal de Justiça; Tribunais Judiciais de Primeira Instância; Tribunal de Contas; Tribunais Militares; Tribunais Fiscais e Aduaneiros e Tribunal de Família e do Trabalho.

Partidos Políticos:
Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (Centro Esquerda)
Movimento para a Democracia (Centrista)
Coligação Aliança Democrática para a Mudança (Centro-Esquerda):
Partido de Convergência Democrática (Centrista);
Partido do Trabalho e da Solidariedade (Centro Esquerda).
Partido de Renovação Democrática (Renovador e Progressista de Centro)
Partido Social-Democrata (Centro Esquerda)
Organizações Sociais:
União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde;
Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres;
Mulheres Negras (do Umbigo para O Mundo).
Participação em Organizações Internacionais: África, Caraíbas e Pacífico- ACP; Agência de Cooperação Cultural e Técnica (Movimento Francófono);
Comunidade Económica e de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental- CEDEAO; Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, Grupo dos 77 da O.N.U.;
Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento; Organização da Aviação Civil Internacional; Organização Mundial de Saúde; Intelsat;
Organização Internacional de Polícia Criminal - Interpol; Organização Internacional do Trabalho; Fundo Monetário Internacional; Organização Marítima Internacional; Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola;
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Conselho de Cooperação das Alfândegas; Comité Olímpico Internacional;
Associação Internacional de Desenvolvimento; Sociedade Financeira Internacional; Organização Mundial da Propriedade Intelectual; Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;
Confederação Internacional de Livre Comércio de África; Comissão Económica para África; Movimentos dos Não Alinhados; União Postal Universal; União Internacional das Telecomunicações; Missão das Nações Unidas para Timor-Leste;
Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento; Organização para a Proibição de Armas Químicas; Organização Meteorológica Internacional; Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;
Banco Africano para o Desenvolvimento- BAD; Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa- CPLP. E é observador da Organização Mundial do Turismo e da Organização Mundial das Migrações.


Economia

Recursos Naturais: Sal, peixe, calcário, pozzuolana (cinza vulcânica silícia usada para produzir porcelana).

Uso da Terra: Tem cerca de 11% de terra arável, dessa cerca de 6% tem pastos permanentes (1993).

Principais produtos agrícolas: Amendoim, Bananas, batata doce, café, cana-de-açúcar, feijão, milho. (2000).

Terra Irrigada: 1.500 a 2000 hectares (estimativas de 1993).

P.N.B. per capita: 1.090 USD (1997).

Taxa de crescimento médio anual do P.N.B.: 1% (entre o período de 1990 a 1997).

Produto Interno Bruto: 35.705.058.000 CVE (1995).

Crescimento médio anual do P.I.B.: 4,2% (entre o período de 1990 a 1997).

Estrutura da Produção: Agricultura – 8,7%; Industria – 21,4%; Serviços – 69,9% (1997).

Estrutura da Procura: Consumo Público – 20,2%; Consumo Privado – 84,2%; Investimento Bruto – 34,2%; Poupança Bruta – -4,3%; Exportações – 25,4% (1997).

Balança Comercial:
Total das Exportações: 1.170.000 CVE (1999).
Crescimento anual das exportações: 3,7% (entre o período de 1990 a 1997).
Principais produtos exportados: produtos agrícolas e alimentares (18,1%), produtos manufacturados (74,1%) (2000).
Total das Importações: 26.915.000 CVE (1999).
Crescimento anual das importações: 12,1% (entre o período de 1990 a 1997).
Principais produtos importados: produtos agrícolas e alimentares, metais e produtos de metal, máquinas e material de transporte, outros produtos manufacturados (2000).
Saldo: - 25.747.000 CVE (1999).
Principais parceiros Iberófonos: Nas exportações (por ordem de importância) – Portugal, E.U.A., Espanha e Guiné-Bissau (2000), nas importações (por ordem de importância) – Portugal, Brasil, Espanha, E.U.A. e Guiné-Bissau (1999).
Grau de abertura económica: 89,3% (1997).
População activa e emprego:
População activa estimada: 417.000 habitantes (1997).
Taxa de actividade da população activa estimada: 40% (1997).
Distribuição do Emprego: Agricultura – 30%; Industria – 30%; Serviços – 40% (1997).
Taxa de Desemprego: 22% para os homens e 27% para as mulheres (4º trimestre de 1999).
Energia:
Produção total de energia comercial: 40 milhões de KWh (1999).
Produção total de electricidade: 40 milhões de KWh (1999).
Consumo total de energia: Não há dados.
Consumo total de electricidade: 37,2 milhões de KWh (1999).
Consumo per capita de energia: 147 quilos de Equivalente a Carvão (1996).
Importação liquida de energia: Não há dados, mas importam Carvão e Petróleo.
Percentagem da produção interna de electricidade com utilização de energias renováveis: Eólica (6 MW em 2000), não há dados mas também existem centrais Mini-hídricas e energia de Biomassa.
Receitas públicas em relação ao P.N.B.: 24% (1996).
Despesas públicas em relação ao P.N.B.: 26,1% (1996).
Despesa pública em saúde: 3,3% do P.I.B. (1997).
Despesa pública em educação: 5,6 % (1999).
Ultima taxa média anual da inflação disponível: 4,3% (1999).
Moeda: Escudo cabo-verdiano (ECV)


Cotação em relação ao Euro: 110 ECV - 1 Euro (€)


Transportes, Comunicações e Multimédia

Extensão dos caminhos-de-ferro: Não há.

Extensão e tipo de estradas: Total da extensão – 1.100 km;
Pavimentadas – 858 km ; Não pavimentadas – 242 Km (1996).

Cursos de água navegáveis: Inexistentes devido à seca vivida no país (2000).

Extensão e tipo de gasodutos e oleodutos: Não há.

Portos, cais e marinas: Tem três portos: Mindelo, Praia e Tarrafal (2000).

Marinha Mercante: 5 navios igual ou acima de 1.000 G.R.T. (4 de carga e 1 de transporte de químicos); Total de tonelagem de 9.523 GRT/11.998 DWT (estimativa de 2000).

Número e tipo de aeroportos, aeródromos e pistas de aviação locais: 8 aeroportos com pistas pavimentadas, sendo que 1 tem pistas pavimentadas com comprimento acima dos 3.047 m e 7 de pistas pavimentadas com comprimento entre os 914 m e os 1523 m e nenhum de pistas pavimentadas abaixo dos 914 m, sendo que nenhum tem pistas não pavimentadas (estimativa de 2000).

Número de linhas telefónicas em uso: 70.000 (2003).

Número de telefones móveis: 50.000 (2003).

Indicativo internacional de telefone e fax: 238.

Número e tipo de jornais: 1 Bimestral - Terra Nova; 3 Semanários - A Semana, O Horizonte, e o Expresso das Ilhas; 3 Jornais Digitais - PARALELO14, ASEMANA.CV, VISAONEWS.COM

Tiragem média dos jornais: 1500 exemplares

Número e tipo de estações de rádio: 11 estações de rádio transmitindo em FM (2003).

Número de aparelhos de rádio: 73.000 (1997).

Número de estações de televisão: 4 - 1 Nacional e 2 Internacionais (2002).

Número de televisores: 2.000 (1997).

Número de fornecedores de acesso à internet: 1 (2000). Número de utilizadores de internet: 5.000 (2000).

Domínio internacional da internet: .cv


Defesa Nacional


Despesa pública militar: 1% do P.N.B. (1996).

Gastos militares em percentagem do P.N.B.: 1,8% (1999).

Gastos efectivos militares:
Em Dólares: 4 Milhões de USD (1999).
Idade mínima de incorporação: 18 anos.

Sistema Militar: Obrigatório.

Divisão das Forças Armadas em ramos: Exército; Marinha (inclui Fuzileiros); Força Aérea.

Número de homens incorporados nas Forças Armadas: 1.100 (1994).

Divisão das Forças Militarizadas em ramos: Polícia de Ordem Pública que se divide em Trânsito, Criminalidade e Fronteiras.

Homens disponíveis para ingressarem nas forças armadas: 92.486 entre os 15 e os 49 anos (estimativa de 2002).

Homens disponíveis para o serviço militar: 52.215 entre os 15 e os 49 anos (estimativa de 2002).


Outros dados


Hora local: TMG -1 h

Formalidades gerais de entrada: Passaporte válido por um mínimo de 6 meses e visto de entrada, emitido por uma representação diplomática da República de Cabo Verde. Não existe obrigatoriedade quanto à vacinação, porém é aconselhável a vacinação contra a febre-amarela. É relevante levar os seus próprios medicamentos para eventual inexistência pontual. Aconselha-se o uso de água engarrafada.

Formalidades de entrada especiais para o espaço Iberófono: Não existem formalidades especiais para o espaço Iberófono.

Feriados nacionais importantes: 1 de Janeiro - Dia do Ano Novo; 20 De Janeiro - Dia do Herói Nacional; 1 de Maio - Dia do Trabalho; 5 de Julho - Dia da Independência; 15 de Agosto - Dia da Assunção; 1 de Novembro - Dia de Todos os Santos; 25 de Dezembro - Dia de Natal.

Pesos e medidas: Sistema métrico; Corrente eléctrica de 220V


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 24, 2005 10:59 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mar 14, 2005 5:37 pm
Mensagens: 88
Localização: Portugal
que tal falares das ilhas?? S. Vicente. S. Antao se precisares de alguma materia fala comigo.
ptt


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 24, 2005 11:18 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 24, 2005 5:11 pm
Mensagens: 4
Localização:
Boas!

Amigo, parecias o Capt.Data do Star Trek a debitar informação!Isso é que foi reunir informação!Tou a brincar!Há sempre alguma coisa que ainda não sabíamos sobre Cabo Verde, não é?Eu própria fiquei surpreendida com alguns dados que desconhecia.

See ya


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 25, 2005 2:55 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: quinta jul 14, 2005 11:41 am
Mensagens: 196
Localização: Portugal
AI,AI...ISTO SOA-ME FAMILIAR, OS MANUAIS DOS OPERADORES TURISTICOS QUE ME CHEGAM A AGENCIA...MAS, DIGO-VOS: SE AS PESSOAS LESSEM TUDO TALVEZ NÃO FIZESSEM PERGUNTAS CARICATAS DO ESTILO: "VOU PARA CABO VERDE? O MEU ESPANHOL NÃO É MUITO BOM?!"...ENFIM APARECE-ME DE TUDO.


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 29, 2005 6:02 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: quinta jun 23, 2005 11:56 am
Mensagens: 70
Localização: Cabo Verde
até por acaso eu sei de tudo sobre o MEU PAÍS mas mesmo assim obrigada pela ajuda... pelo menos deverias saber qual foi a intenção de eu ter colocado aqui estas informações... e não pense que sabes tanto sobre cabo verde caso não fores caboverdiana é claro!!Passe bem.
que tal falares das ilhas?? S. Vicente. S. Antao se precisares de alguma materia fala comigo.
ptt


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta Oct 25, 2006 10:19 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: quarta Oct 25, 2006 9:01 am
Mensagens: 59
Localização: Brazil
Caro Forista Vady,

Preciso de alguns endereços eletronicos empresas jornalisticas de Cabo Verde, isto é, l i n k s ! ! !


Grato pela atenção.

Raimundo dos Santos Monteiro
**************




Brasil . Portugal


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta Oct 26, 2006 8:43 am 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 24, 2002 7:42 pm
Mensagens: 97
Localização: Cabo Verde
Olá,

links nao se publicam aqui no fórum. Por favor ver o nosso directório de links na página principal de Cabo Verde 24.

Obrigado.

Com muitos cumprimentos
Daniel

<font size=1>
Director
Cabo Verde 24 – Serviços, Informática e Internet Lda.
CP. 4, Paúl, Santo Antão
Cabo Verde
Tel: +238 - 2 238001
Fax: +238 - 2 238004
email: info aroba caboverde24 ponto com
</font id=size1>


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado Oct 28, 2006 10:51 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 6:39 pm
Mensagens: 1361
Localização: Portugal
O Dia da Resistencia Antifascista é assinalado este domingo 29 de outubro no Tarrafal.
Este ano completam-se 70 anos da chegada do primeiro grupos de presos ao campo do Tarrafal.
As actividades são uma visita ao antigo campo de concentração classificado como património nacional de Cabo Verde, e a seguir a abertura de uma exposição de documentos sobre a administração desta unidade prisional do regime salazarista.

Asemanaonline


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: