Cape Verde Islands

Friday 23.08.2019

Ver mensagens sem resposta | Ver Tópicos ativos

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 54 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 26, 2007 8:56 pm 

Registado: quarta fev 21, 2007 12:19 pm
Rita desculpa se te sentiste lesada com alguma coisa, apesar de achar k n disse nd k pudesse ferir a tua sensibilidade, e como tb disse,gostos n se discutem. Agora o facto de tares aqui a ofender as pessoas k comentaram o teu post, essa sim dá-me o direito de te criticar,até pk ao fim e ao cabo parece-me k foste tu k te revelaste menos sociável. N sei a k é k te referes qd dizes k somos nós k ficamos a perder,parece-me k cada um tem o seu valor, e nenhum valerá mais k os outros.
Já percebemos tds k n gostaste particularmente de Cabo Verde, e tens o teu direito, mas tb precisas perceber k enquanto uns preferem ir para a Republica Dominicana e para o México, há outros k escolhem destinos como o Egipto ou Marrocos, e isso não faz de nós melhores ou piores k tu, gostamos apenas de coisas diferentes. Tv tu prefiras ir para uma boa praia, eu prefiro conhecer uma nova cultura, e qd digo conhecer é misturar-me com eles. Nc poderás encontrar em África o k vês na América, e acho k já percebeste isso.Mas mais uma vez digo-te, tens td o direito de defender as tuas opiniões, mas não podes ofender as pessoas,pk apesar de uma ou outra brincadeira menos feliz, tenho a certeza k ng te ofendeu.

Ana

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 26, 2007 9:00 pm 

Registado: domingo mar 18, 2007 10:21 pm
Olá Rita...

...apesar de alguma dificuldade em conseguir ler o que escreveste, facilmente compreendi que não estavas contente com o que leste, pelo que o retirei, uma vez que não pretendo criar maus ambientes dentro deste fantástico forum!!!

Não pretendi de forma alguma ferir susceptibilidades com o que escrevi, apenas comentar o teu relato de viagem, que para mim não é nada abonatório para aquele magnifico país, tendo em conta que, pelo que escreves e da forma que escreves, revela uma extrema falta de conhecimento sobre tal povo e seu país, isto para não falar numa grande falta de respeito pelos Cabo Verdianos, sobretudo a avaliar pela forma como os designas...

Quanto ao facto de ter descrito uma breve passagem de uma viagem feita ao Egipto, apenas foi para te elucidar de que apesar de tudo, viajaste para um país de Africa, para mim, conhecedor de alguma parte dos dois, bem mais civilizado um do que o outro.

Espero que continues a frequentar o forum...

Luis Silva
Condeixa-a-Nova
Coimbra

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 12:31 pm 

Registado: sexta mar 16, 2007 7:28 pm
<BLOCKQUOTE id=quote><font size=1 face="Verdana, Arial, Helvetica" id=quote>Citação:<hr height=1 noshade id=quote>
olá a todos!!!
acabei d chegar da ilha do sal.fui no dia 17 e cheguei esta madrugada.fiquei hospedada no Garopa e claro k ha determinadas coisas na vida k são bastante relativas,depende da vivencia das pessoas e pelo k tenho viajado vos digo k akilo é um 4*.acredito k seja o melhor hotel da ilha mas pa 5* ainda lhe faltam umas coisinhas.pelo k percebi devo ter tido um pouko d azar com o clima pois era um frio danado,um vento impossivel de s estar ond ker k fosse e...sei lá.pensei k fosse diferente.o vento era mesmo insuportável.à noite só mesmo d casaco e calças,as sainhas ficaram guardadas na mala.apesar d tudo o vento keimava,pois à noite sentiasse bem o escaldão e vim moreninha.o TI tb n é bem akilo k as pessoas pensam pois só há comida das 7.30h às 17.30h e das 18.30 às 22.00h!e em determinados restaurantes, pk nos bares, após as 22.00 e das 17.30 às 18.30 só mesmo bebidas.akela cena de tarmos deitados na espreguiçsdeira a comer uma salada ou a comer uma mista n dava pois tinhas k t vestir e dirigir ao restaurante k kisesses.existem tb os jantares temátikos k deixam mt a desejar, entao rodizio é para eskecer.pensei k houvesse mts bichos mas simplesmente vi uma barata num corredor d kuartos.o hotel tb é enorme, diria msmo gigante e como mais uma vez tive sorte fikei no 8º bloco k é mesmo o ultimo.bem 5m pa chegar à recepção.a comida ja s tava a tornar um pouko repetitiva e s n fosse a volta à ilha nunca teria comido cachupa.d marisco so mesmo uns camaroezinhos e de vez em kuando.as funcionarias da loja pirata koitadas,precisavem d um ensinamento exaustivo d boas maneiras e de logistica.o taxi era 3€ pa sta maria e eles andam mesmo a dormir e à vinda demoramos um bokadinho e eram 19.07h e diz ele k komo ja passava das 19h k eram 4€.por amor d Deus, caiu mesmo mt mal.passaram 7mn pk ele vinha mesmo a dormir.depois cheguei tb a ir a espargos de taxi e foi 10€ e o anormal do preto levounos la para uma cena k ele chamava d mercado onde n havia um branco,corredores minusculos cheios d cenas penduradas e eles la a falarem criolo k n s percebia nada e k nos deviam estar a insultar.foi o uniko momento em k senti mesmo medo.nem tive coragem d tirar uma foto nem abrir o porta moedas.em relação à simpatia das pessoas sinceramnete n axei nada.os taxistas andavam sempre calados so o guia é k foi simpatiko o resto n axei e a venda nas lojas d artesanate era horrivel.n podiamos ver nada em condições pk nos keriam impingir tudo e de 10 em 10 s o preço estava a mudar.d beleza tb deixa muito a desejar.as ruas todas sujas d terra batida e buracos e xeio d cabo verdeanos nas ruas encostados aos bares e cafes sem fazer nada.eles vivem d k?e ainda vi la um bebado.n digo k n volte la mas n konsigo entender como é k ha pessoas k la vao 5,6,7,8,9x!sinceramnet n compreendo.talvez por m ter informado d mais fui com umas espectativas mt grandes.foi assim.s kiserem perguntem alguma coisa ou s tiverem alguma duvida eu esclareço.n s preokupem k vo kontinuar no forum a dar as minhas opinioes.

<hr height=1 noshade id=quote></BLOCKQUOTE id=quote></font id=quote><font face="Verdana, Arial, Helvetica" size=2 id=quote>

Gostos sao gostos minha senhora! A mim me parece que voce nao foi la com a intencao de passar umas ferias em um lugar diferente mas foi para examinar e comparar. Voce foi a um pais pobre do Terceiro Mundo. O que que esperava? Devia saber o que isso significa, nao? Alguns dos seus comentarios denotam a sua atitude negativa, alguns ate mesmo diriam racista. Uma mentalidade tipica da maioria dos Ocidentais. Se voce e portuguesa, a sua visita devia ser tambem uma oportunidade para aprender a sua propria historia, devia ser uma licao de Historia: O nada que Portugal fez naquelas ilhas durante 500 anos de historia. Sabe mais? E quando chegou a hora da independencia, Portugal abandonou aqulas ilhas entregando-as ao PAIGC, o que para muitos de nos Caboverdianos de origem portuguesa foi uma traicao. Cabo Verde era tao portuguesa como os Acores ou a Madeira, como Canarias e Espanha. A unica diferenca e que Cabo Verde tem hoje uma populacao na sua grande maioria de origem africana. Foi descoberta e colonizada por Portugueses, os africanos foram levados para la pelos Portugueses. Cabo Verde nao era habitada, nunca teve nenhuma ligacao com o continente aficanos antes da descoberta pelos Portuguses e o trafico de escravos feito pelos europeus. Quando voce diz coisas como "o anormal do preto" ou expressa medo de tirar a sua carteira no meio deles, voce esta na realidade falando de si mesma, do que aprendeu e nunca reflectiu. Como e que se pode entender o racismo dos "brancos" contra os pretos que nunca fizeram nada aos brancos? Os negros nunca ocuparam Europa, pois nao? Eles e que tem toda a razao de odeiar os brancos pois sao as vitimas dos crimes dos brancos: ocupacao da terra deles, o saque das riquezas dos seus paises, colonialismo, escravatura, matancas, guerras, pilhagem, opressoes, destruicao das culturas indiginas, genocidios... O chamado homem branco e civilizado nao tem bons exemplos a dar pois encheram o planeta de odeio e de violencia, ha apenas 60 anos que na Alemanha construiram fabricas de esterminio de seres humanos: judeus, ciganos, dificientes mentais, homosexuais, comunistas etc.. Isto sim e anormal! Quem sao os anormais que encheram o planeta de bombas atomicas, poluiram os rios, os mares e ar? Quem e que mais aumentou a sua populacao espalhando-a para todos os continentes ocupando a forca de armas a terra dos outros? Quem e que nos tem em crisis permanentement e cada dia mais a beira da destruicao? Quem e anormal, minha senhora?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 1:15 pm 

<BLOCKQUOTE id=quote><font size=1 face="Verdana, Arial, Helvetica" id=quote>Citação:<hr height=1 noshade id=quote>
sim,sei o k significa morabeza e por saber tao bem é k n a encontrei la.isso n ker dizer k n haja mas simplesmente n senti isso.dei a minha opiniao e como todas as outras tem k ser bem aceite e n sei s lest bem ate ao fim mas ponho sempre a hipotese d la voltar kem sab um dia mais tarde.sim, como supostamnete é um país ond ha calor poderia haver bastantes insectos e outros bichos k adoram esse tipo d clima, como existem imensos no brasil e sim estava à espera d encontrar mts e fikei contente por n os ter encontrado.o tempo estava fraco e s calhar acaba por condicionar um poiuko as ferias.n andei nessas hiaces com o povo mas tb n era isso k prokurava e sim o preto n foi mt normal pk nc nos deveria ter levado para um sitio dakeles.3 raparigas brancas completamnete diferentes ali perdidas e estavamos a ser sugadas completamnete por eles.é a minha opiniao, mas fiz kestao d relatar a minha experiencia e estar aberta a perguntas e a responder akilo k sei.ja vist s gostassemos todos das mesmas coisas?das mesmas pessoas?s fossemos tds iguais?é uma chatice e s na minha terra ha bebados ha em tds apenas fiz um comentario n disse k na minha cidade n tinha.

<hr height=1 noshade id=quote></BLOCKQUOTE id=quote></font id=quote><font face="Verdana, Arial, Helvetica" size=2 id=quote>
Voce tem todo o direito a sua opiniao. Eu nasci em Cabo Verde e nao vejo o que voce diz como uma ofensa pessoal mas acho irrelevante apontar a cor da pele do taxista como se fosse ela a causa da anormalidade do dito taxista. Se ele fosse branco voce nao diria "o anormal do branco", pois nao? Voce, como a grande maioria de nos todos criados na cultura ocidental, e vitima do racismo institunalizado. Entendo agora que voce talvez e Brasileira. Como Brasileira acho que voce deve conhecer muito bem condicoes iguais e ate piores aos que encontrou em Cabo Verde, tambem deve estar acostumada a ver e lidar com os pretos que no Brasil ha milhoes de pretos, muitos vivendo em condicoes piores do que em Cabo Verde.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 3:33 pm 

Registado: sexta dez 08, 2006 6:37 pm
olenorman vai pa puta que te pariu anormal de merda.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 3:46 pm 

Registado: segunda abr 17, 2006 6:39 pm
Eu penso que a frase da Rita não tem nada de racista apenas uma maneira de se expressar.

Olenorman fizeste esta pergunta á Rita "quem é anormal?" e eu até te vou responder, anormal são todos os humanos independentemente da sua raça ou religião, escreveste sobre as barbaridades do Homem branco e na maior parte delas tens razão mas não te esqueças que barbaridades também tem muito em Africa, desde paises que só estão bem em guerra até aos direitos das mulheres que para mim é mesmo uma barbaridade haver sitios onde elas são condenadas a morte por apedrejamento e outos paises onde há a excisão(Excisão feminina é, nada mais nada menos, do que a mutilação dos órgãos genitais femininos (clítoris), de modo a que seja impossível às mulheres obter prazer sexual.
No acto de mutilação, são utilizados vários objectos cortantes, tais como lâminas (algumas delas em estado degradante), tesouras ou navalhas.), por isso crueldades há em todos os sitios e todos nós somos bons numas coisas e crueis noutras mas o bom mesmo era vivermos todos em harmonia.
Ao ler a tua mensagem fiquei curioso com uma coisa que escreveste "e quando chegou a hora da independencia, Portugal abandonou aquelas ilhas entregando-as ao PAIGC" se poderes diz-me na tua opinião o que é que Portugal deveria fazer?

Ricardo Pit bull

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 6:16 pm 

vocês são todos uns paneleiros e devem gostar de levar com as brocas dos pretos... é por isso que os chamam simpaticos...não gostam do funana nem do garopa porque la só ha topless e muitas gajas e isso aos gays faz um bocado de confusão...

Voce e mesmo um grande intelectual, nao e? Ate admiro que sabe escrever! E que bem escreve idiotices! Chamar nomes e ofender quem voce nao conhece apenas reflecte sobre si mesmo e o seu baixo nivel intelectual. Bravo!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 6:38 pm 

olenorman vai pa puta que te pariu anormal de merda.

Wow! What a man! Voce e mesmo um grande homem e muito bem educado, isso sim! Em que beco de esquina aprendeu o seu portugues? O seu vocabulario parece ser composta so de palavroes. E so isso que voce sabe? Onde estao seus argumentos? Olha, porque nao faz uma visita a um psiquiatra, talvez ele consegue encontrar o seu miolo com a ajuda de um bom microscopio.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 7:47 pm 

Eu penso que a frase da Rita não tem nada de racista apenas uma maneira de se expressar.

Olenorman fizeste esta pergunta á Rita "quem é anormal?" e eu até te vou responder, anormal são todos os humanos independentemente da sua raça ou religião, escreveste sobre as barbaridades do Homem branco e na maior parte delas tens razão mas não te esqueças que barbaridades também tem muito em Africa, desde paises que só estão bem em guerra até aos direitos das mulheres que para mim é mesmo uma barbaridade haver sitios onde elas são condenadas a morte por apedrejamento e outos paises onde há a excisão(Excisão feminina é, nada mais nada menos, do que a mutilação dos órgãos genitais femininos (clítoris), de modo a que seja impossível às mulheres obter prazer sexual.
No acto de mutilação, são utilizados vários objectos cortantes, tais como lâminas (algumas delas em estado degradante), tesouras ou navalhas.), por isso crueldades há em todos os sitios e todos nós somos bons numas coisas e crueis noutras mas o bom mesmo era vivermos todos em harmonia.
Ao ler a tua mensagem fiquei curioso com uma coisa que escreveste "e quando chegou a hora da independencia, Portugal abandonou aquelas ilhas entregando-as ao PAIGC" se poderes diz-me na tua opinião o que é que Portugal deveria fazer?

Ricardo Pit bull

Obrigado pela sua resposta. Eu nao quiz de modo nenhum ofender a Rita, apenas criar balanco no dialogo. Como voce pode ler eu nao disse que a frase que a Rita usou era racista mas que "alguns diriam" que era racista. Pode ser so uma maneira de se expressar como voce diz, talvez nao a mais apropriada. A cor e irrelevante porque nao pode ser a causa dos actos de qualquer individuo, porque o caracter de cada um nao depende da cor da pele. Porque que so mencionamos a cor da pele das pessoas quendo elas nao sao brancas?
Sei perfeitamente que crueldade e barbaridade existe em toda a parte e tambem em Africa, eu nao estava defendendo a Africa pois embora nasci em Cabo Verde conheco a Africa muito pouco e duvido muito que o Cabo Verde que eu conheci tinha muito em comum com a Afrca talvez com a excepcao que esta geograficamente mais perto da Africa do que de qualquer outro continente. Conheco muito bem a crueldade e barbaridade contra as mulheres, criancas e homens de etnias diferentes assim com a practica de excisao em alguns paises da Africa, sei muito bem que ha guerras em Africa, alias a maioria delas com origem no colonialismo e o interesse economico dos poderes europeus e a partilha da Africa levada a cabo em Berlin pelos poderes europeus separando nacoes ou instigando-as uns contra os outros.
Voce me perguntou o que Portugal deveria fazer e que nao fez, talvez porque entao nao era possivel. O Portugal de entao nao era o de hoje. Tambem reconheco que Portugal estava no meio de uma revolucao e nao existia ainda uma democracia no pais. A minha opiniao e que o povo de Cabo Verde devia ter sido consultado atravez de voto universal a favor ou contra a independencia. Eu ate nao desacordo com a independencia mas tambem nao acho que PAIGC era a unica voz que representava Cabo Verde. Cabo Verde ja teve muitas voces a favor da dignidade do homem Caboverdiano atravez da sua historia, um dos primeiros foi talvez o poeta Eugenio Tavares que por acaso e irmao da minha avo paternal e que voce pode ficar a conhecer visitando "eugeniotavares.org" Ele e o autor de algumas das normas mais conhecidas de Cabo Verde. Espero que a minha resposta lhe satisfaz.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 7:56 pm 

é isso mesmo rita. cambado de panões...FODA-SE TÊM A MANIA K A OPINIÃO DELES É K É VALIDA. São como os burros k só vêem para a frente . eles só vêem o k lhes interessa.

De burros so ha um neste forum: Voce! Sabe o que diziam na minha terra? Que o pior dos burro, o burro dos burros e aqule que se cre cavalo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2007 9:44 pm 

Olenorman a sua resposta foi mesmo para o ponto que eu queria e para mim é mesmo assim Portugal já tinha muitos problemas e como o sr. disse quando foi a independencia Portugal abandonou aquelas ilhas para o PAIGC siglas que querem dizer Partido Africano para a Independencia da Guiné e Cabo Verde que foi o movimento que organizou a luta pela independencia de Cabo Verde ou seja se já sois independentes tratai dos vossos problemas.

O sr. pergunta porque só mencionamos a cor de pele das pessoas quando elas não são brancas mas infelizmente não vou responder porque não sei, não sei se as pessoas de cor mencionam a cor de pele das outras pessoas quando elas não são de cor, não sei se os ciganos mencionam algum nome para quem não é cigano, não sei se os geovás mencionam algum nome para quem não é dessa religião etc..., mas para mim na maior parte das vezes que se mencionam nomes não é uma prática racista mas sim uma forma de expressão e se qualquer dia alguém passar por mim e me chamar de branco eu não fico nada ofendido.

Sobre Eugenio Tavares durante esta semana vou pesquisar.

Sr. Olenorman pessoas como o Espreto não merecem a resposta de ninguem é muito mal educado e por favor não lhe chame mais de burro porque com essa comparação está a tratar mal os burros(animais), só não sei como o moderador Daniel ainda não tirou as palavras dele do fórum.

Ricardo Pit Bull

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 01, 2007 12:10 am 

Olenorman a sua resposta foi mesmo para o ponto que eu queria e para mim é mesmo assim Portugal já tinha muitos problemas e como o sr. disse quando foi a independencia Portugal abandonou aquelas ilhas para o PAIGC siglas que querem dizer Partido Africano para a Independencia da Guiné e Cabo Verde que foi o movimento que organizou a luta pela independencia de Cabo Verde ou seja se já sois independentes tratai dos vossos problemas.

O sr. pergunta porque só mencionamos a cor de pele das pessoas quando elas não são brancas mas infelizmente não vou responder porque não sei, não sei se as pessoas de cor mencionam a cor de pele das outras pessoas quando elas não são de cor, não sei se os ciganos mencionam algum nome para quem não é cigano, não sei se os geovás mencionam algum nome para quem não é dessa religião etc..., mas para mim na maior parte das vezes que se mencionam nomes não é uma prática racista mas sim uma forma de expressão e se qualquer dia alguém passar por mim e me chamar de branco eu não fico nada ofendido.

Sobre Eugenio Tavares durante esta semana vou pesquisar.

Sr. Olenorman pessoas como o Espreto não merecem a resposta de ninguem é muito mal educado e por favor não lhe chame mais de burro porque com essa comparação está a tratar mal os burros(animais), só não sei como o moderador Daniel ainda não tirou as palavras dele do fórum.

Ricardo Pit Bull

Mais uma vez obrigado pela sua resposta. Estamos aqui para trocar opinioes, e fazendo assim aprendemos uns com os outros. Para mim nao e uma coisa pessoal, nao quero ofender a ninguem ate porque nao conhecendo a ninguem pessoalmente nao podia pronunciar-me justamente sobre o caracter de cada um. Quanto ao Sr. Espreto, embora acho-o totalmente inapropriado penso que ele tambem tem direito a dizer o que quer. Como dizem em Noruega, toda democracia pode sustentar uma pequena porcao de idiotas. Eu nao estaria absolutamente nada de acordo com os Neo-Nazistas ou com o Klu Klux Klan (KKK), mas acho bem que o direito a livre expressao lhes sao garantidos assim como qualquer outro cidadao. Deixa o homem falar, nao me incomoda nada. Aprendi que ha tres coisas na vida que so nos mesmo somos donos: os nossos sentimentos, os nossos pensamentos e os nossos actos. So o Sr. Espreto e dono do que ele diz e pensa.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 01, 2007 4:19 pm 

Registado: quarta fev 21, 2007 12:19 pm
Estava a ler os vossos comentários e surgiu-me uma ideia k me pareceu importante partilhar. Ricardo, de facto aquando da independencia das colónias, o nosso país estava extremamente instavel, no entanto n concordo qd dizes "sois independentes, resolvam os vossos problemas". Estes países eram responsabilidade portuguesa, n podiamos abandoná-los como se nd fosse,tenhamos k prepará-los para a independencia (k confesso n ter a certeza de k foi o melhor para eles), o problema é k n soubemos preparar-nos nem para a nossa propria liberdade, pelo k destruimos tudo o k o 25 de Abril deveria ter sido. Mas volto a dizer,eles eram responsabilidade portuguesa,n podiam ter sido abandonados à sua propria sorte.
Qd te referes às mts guerras k há no continente africano e a tds as barbaridades k por lá se praticam, tens td a razão, mas tb é verdade k mts dessas guerras acontecem, ainda hoje, em resultado desse erro das colónias ao abandonar os territorios colonizados á sua sorte. Qt ás barbaridades k se praticam, tens td a razão, mas infelizmente, praticam-se tts por esse mundo fora.
Qt à frase da Rita,n sei se denota racismo ou não, mas k é extremamente infeliz,isso n tenho qq duvida, e o pior é k ela insistiu nessa ideia mais do k 1vez.
O tempo em k se julgavam e classificavam os seres humanos, pela cor da sua pele já passou há mt...

Um abraço a tds

Ana

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 01, 2007 6:55 pm 

Registado: segunda Oct 17, 2005 6:26 pm
A proposito deixo aqui a letra de uma musica do Bob Marley que fala um pouco da discriminaçao das raças e igualdade de direitos dos povos. Para mim é das musicas mais bonitas que já ouvi.

BOB MARLEY - WAR

Until the philosophy which hold one race
Superior and another inferior
Is finally and permanently discredited and abandoned
Everywhere is war, me say war

That until there are no longer first class
And second class citizens of any nation
Until the colour of a man's skin
Is of no more significance than the colour of his eyes
Me say war

That until the basic human rights are equally
Guaranteed to all, without regard to race
Dis a war

That until that day
The dream of lasting peace, world citizenship
Rule of international morality
Will remain in but a fleeting illusion
To be persued, but never attained
Now everywhere is war, war

And until the ignoble and unhappy regimes
that hold our brothers in Angola, in Mozambique,
South Africa sub-human bondage
Have been toppled, utterly destroyed
Well, everywhere is war, me say war

War in the east, war in the west
War up north, war down south
War, war, rumours of war

And until that day, the African continent
Will not know peace, we Africans will fight
We find it necessary and we know we shall win
As we are confident in the victory

Of good over evil, good over evil, good over evil
Good over evil, good over evil, good over evil

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 01, 2007 9:16 pm 

Tacilga eu continuo na minha qualquer país que quer a independencia e a partir do momento a conseguem devem de se saber governar e se não estavam preparados para isso que pensasem nisso enquanto lutavam pela independencia, mas tens razão numa coisa as ex-çolonias ERAM responsabilidade portuguesa mas deixaram de o ser quando se tornaram independentes.

Ricardo Pit Bull

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 54 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: