Cape Verde Islands

Thursday 22.08.2019

 
 
Ver mensagens sem resposta | Ver Tópicos ativos

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Projecto Pedra de Lume
MensagemEnviado: sexta jun 29, 2007 4:26 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 6:39 pm
Mensagens: 1361
Localização: Portugal
Projecto turístico de 290 milhões de euros arranca no Sal.
A empresa italiana "Stefanina Group" inicia sábado a construção de um gigantesco projecto turístico e comunitário na ilha do Sal denominado "Pedra de Lume", orçado em 290 milhões de euros.
Numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, será lançada a primeira pedra do maior investimento do grupo em Cabo Verde previsto para estar concluído em 2011.
"Pedra de Lume - Marina e Golf Resort" é um projecto a ser concretizado na parte histórica da ilha, na zona das salinas de Pedra de Lume, envolvendo uma área de cerca de 1.200 hectares ao longo da costa noroeste da ilha do Sal.
O projecto da empresa italiana compreende duas partes, um empreendimento turístico de luxo e uma zona comunitária, para os habitantes do local.
A empresa vai construir uma escola, um jardim infantil, um campo de futebol em terra batida e ainda um posto de saúde, um posto policial, um centro de convívio e 70 apartamentos.
As acções de interesse comunitário vão beneficiar 100 famílias de Pedra de Lume e implicam uma verba de 3,6 milhões de euros (400 mil contos cabo-verdianos).
A parte turística será composta por dois hotéis, um campo de golfe, uma marina para barcos de turismo, um cais para pescadores, uma zona de agro-turismo, e zona de vilas e apartamentos, com capacidade para 3.000 habitantes.
O gigantesco empreendimento inclui também uma zona central de animação, com restaurantes, lojas, bares, zona de lazer e centro de medicina curativa.

Fonte: Noticias Lusófonas.


Ricardo Pit Bull


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jul 04, 2007 7:59 pm 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 6:39 pm
Mensagens: 1361
Localização: Portugal
Victor Fidalgo diz que presidente da CMS quer "bloquear" resort
O responsável máximo da Cabo Verde Investimentos acusou esta manhã o presidente da Câmara Municipal do Sal de tentar bloquear a construção do resort de Pedra de Lume, na ilha do Sal, "por razões que não são institucionais". Victor Fidalgo garante "que não é verdade que a CMS não soubesse da existência do projecto", revelando correspondência trocada, nos últimos dois meses, entre o grupo Turinvest e a autarquia.

Num comunicado emitido anteontem pela CMS, refere-se que a autarquia foi colhida de "surpresa" pelo acto de lançamento da primeira pedra do resort de Pedra de Lume, que aconteceu no sábado passado. Nesse documento, questiona-se o processo de aprovação do projecto, nomeadamente "a emissão pela CI-Cabo Verde Investimentos de alvarás de licença de construção".

Respondendo a estas afirmações, Victor Fidalgo disse, esta manhã, em conferência de imprensa, que isto se trata de "um certo espectáculo do presidente da CMS" e de "loucura institucional".

O presidente da CI considera que a Polícia Judiciária ou a Procuradoria Geral da República devem investigar porque razão Jorge Figueiredo está a "mentir publicamente", ao afirmar que não sabia da existência do projecto para um resort em Pedra de Lume. "Não é verdade que ele não soubesse. Ele quis bloquear o projecto por razões que não são institucionais e que devem ser investigadas", afirmou Fidalgo.

Para sustentar as suas declarações, o presidente da CI mostrou aos jornalistas cartas trocadas entre a CMS e a Turinvest Holding (grupo Stefanina), provando que a autarquia salense tinha conhecimento do projecto.

Numa missiva assinada pelo director de gabinete da Direcção dos Serviços de Infra-estrutura e Urbanismo da autarquia, e com data de 8 de Junho de 2007, a Câmara do Sal desvincula-se de qualquer responsabilidade pelos "terrenos em questão", uma vez que "estão integrados em Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral, sujeitos a restrições estabelecidas em legislação especial aplicável às Zonas Turísticas Especiais".

"Asemanaonline" teve ainda acesso a oito cartas enviadas pela Turinvest para o presidente da Câmara do Sal, requerendo, entre outras coisas, a aprovação do projecto arquitectónico.

Segundo avançou Victor Fidalgo, a CI tem competência para licenciar projectos imobiliário-turísticos, mas não a usa por uma questão de respeito institucional. No entanto, como a Câmara do Sal se afastou de qualquer responsabilidade na nota enviada à Turinvest, só "restava à CI assumir as suas responsabilidades, preenchendo o vazio deixado pela autarquia", e licenciando o projecto.

"A CMS ignorou durante muito tempo os pedidos do grupo Stefanina", acrescentou.

O presidente da CI disse ainda que o Governo está muito satisfeito com este projecto e que a população de Salinas não vai alojada em guettos, mas em casas dignas, reactivando a zona de Pedra de Lume.

O resort de Pedra de Lume é um dos primeiros projectos turísticos em Cabo Verde a contemplar também infra-estruturas de apoio à comunidade, como uma escola, um posto de saúde e um posto policial. O investimento é de 290 milhões de euros e, à parte da área comunitária, terá um hotel de cinco estrelas, um campo de golfe e uma marina.

Fonte: A Semana Online


Ricardo Pit Bull


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 27, 2007 9:25 am 
Offline
Avatar do Utilizador

Registado: terça jul 24, 2007 3:10 pm
Mensagens: 20
Localização: Cabo Verde
muito bem bloqueado....este senhor Stefanina ha muito que faz as coisas como quer....o resort e verdadeiramente importante mas, ele tem que cumprir as promessas que fez como contrapartidas a anteriores negocios com a Camara do Sal e mais precisamente com Jorge Figueiredo.

com a alma....pelo mundo


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: